Dormir bem é uma necessidade física crucial para manter a saúde em dia. A maior parte das pessoas já observou a diferenciação de comportado após uma noite ‘mal dormida’, quando o cansaço e impaciência costumam tomar conta do comportamento. E para dormir melhor temos cinco boas dicas para ajudar. Saiba mais!

Quantas horas precisamos dormir?

Em algum momento você já deve ter lido ou ouvido em algum programa televisivo que oito horas de sono é considerada a noite perfeita. É verdade? Segundo a Organização Mundial de saúde este seria o período ideal para o corpo descansar. O corpo humano é uma máquina em perfeito funcionamento e com necessidades de períodos de descanso. É como um smarthphone: precisamos de uma recarga para melhor funcionar.

Não existe uma regra de quanto mais dormir melhor. Mas é importante deixar o corpo em repouso por algumas horas. A indicação médica é de no mínimo seis horas de sono e no máximo 10 por dia para evitar a fadiga constante. Pessoas com sono prolongado também tendem a acordar com letargia e costumam ficar cansadas o dia todo mesmo a mente estando descansada. Dormir demais, portanto, não faz bem. Pesquisas recentes, contudo, informam que esta necessidade é apenas cerebral e não do corpo como um todo. Coração, pulmões e sistema digestivo funcionam perfeitamente mesmo sem dormir bem.

Dicas e 5 Passos para melhorar o sono

Infelizmente para algumas pessoas o ato de dormir não corresponde a apenas deitar na cama. O repouso pode ser dificultado por algumas situações como insônia, dores e até mesmo a ausência de vontade de dormir. Para ajudar temos cinco dicas a seguir.

Evite exercícios físicos durante à noite

Nosso organismo acelera para a queima de calorias durante atividades físicas. Quando elas são praticadas no turno da noite tendem a deixar o corpo em atividade máxima por um longo período.  O ideal é manter a prática esportiva no período da manhã, quando necessitamos de mais energia para ter um dia de plena atividade. Mas se a noite é o único horário disponível, tente finalizar o exercício até duas horas antes de ir para a cama.

Evite mexer em eletrônicos antes de dormir

O corpo continua funcionando (um pouco mais lentamente) em plena atividade após a mente despertar. Mas o segredo de uma boa noite de sono está sempre em estar tranquilo. É comum pessoas com um problema grande ou tensão no trabalho não dormirem bem porque a mente está continuamente pensando em soluções.  Usar eletrônicos como tablets e smarthphones podem ativar áreas cerebrais importantes para uma boa noite de sono. Tente evitar ao máximo. Também vale evitar jogos de vídeo games e qualquer atividade que deixe a mente agitada.

Evite o café no jantar

Cafeína é um ótimo estimulante do organismo. Funciona muito bem quando há a necessidade de manter o corpo em plena atividade e atrapalha e muito o sono. Suspensa a ingestão do café após as 18h e possivelmente dormirá melhor.

Tente meditação antes de dormir

Pode ser apenas um mantra como o praticado no yoga ou ouvir músicas relaxantes. O importante é saber que a meditação costuma desligar o cérebro de algumas atividades e com isso há o relaxamento mental, deixando a mente propícia ao sono.

Use roupas confortáveis

Quando a mente está inquieta qualquer roupa desconfortável atrapalha o sono. O ideal é dormir com peças as quais não apertem em nada e se adequem ao clima local. Frio intenso ou calor excessivo também atrapalham o sono.

2 Post

Iba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.